quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Partido Social Democrata Cristão – PSDC realiza Seminário

           Conforme Altair Brito de Souza, Presidente do PSDC em Três Corações, o objetivo do seminário, realizado no último dia 24, no Plenarinho da Câmara Municipal, com os candidatos do partido ao legislativo, foi esclarecer, obter conhecimento, trocar experiências e capacitar o cidadão para o processo eleitoral de 2012. O seminário serviu ainda para a capacitação de filiados e simpatizantes do referido partido.
Através dos responsáveis do partido, Altair, Everton e Nelson, foram abordados diversos assuntos importantes, como: regras do processo eleitoral, requisitos, documentações exigidas, atribuições dos poderes executivo e legislativo, função do vereador, orçamento da Prefeitura, coeficiente eleitoral e os motivos que levam o cidadão a ser candidato.
O seminário contou ainda com a presença do experiente vereador Dr. Cláudio Pereira, que fez uma brilhante explanação sobre o papel do vereador.
Ao final do seminário, o Presidente do PSDC, Altair Brito de Souza, agradeceu a todos que compareceram e entenderam o objetivo do seminário, ressaltando a necessidade urgente dos cidadãos se conscientizarem para a educação política.
            Novos encontros já estão sendo programados para a busca da excelência no cenário político em nossa cidade.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CVTTC incentiva artesãos de Três Corações

O Centro Vocacional Tecnológico de Três Corações – CVTTC, instalado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou um trabalho para apoiar as ações dos artesãos tricordianos, através de sua associação, a CRIART – Associação dos Artesãos de TC.

No dia 08 de fevereiro, aconteceu na sede do CVTTC uma exposição das artes desenvolvidas por duas dezenas de expositores, para planejar ações futuras, como descobrir um local que possa servir de oficina de artesanato, objetivando o aprimoramento dos artesãos, treinamento de empreendedorismo, produção de insumos necessários, a exemplo do “Papel de Pedra” e outras atividades necessárias ao crescimento desses profissionais. É bom vislumbrar que fazemos parte do roteiro da Estrada Real e fomos indicados pelo Ministério do Turismo como cidade turística na Copa de Futebol de 2014. Com certeza temos muito a lucrar histórica e comercialmente, pois estaremos em evidência nos próximos anos.

Além da bela iniciativa, a ação vem ao encontro da notícia estampada nos jornais mineiros, desta semana, que anunciaram a escolha do artesanato mineiro por uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos, a Macys.
A previsão de vendas em sessenta dias bate a casa do milhão de dólares.

O CVTTC tem por missão disponibilizar cursos gratuitos (atualmente com quarenta e oito cursos profissionalizantes em diversas áreas) e apoiar o desenvolvimento de empreendedores, ou seja, pessoas que queiram criar seu próprio negócio.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Câmara Municipal recebe o diretor da Estrada Real para palestra

O tema foi “Como o Sul de Minas pode aproveitar os Mega Eventos Esportivos – 2013 a 2016

A Câmara Municipal lotou o seu plenário para ouvir o Diretor Geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna. Ele proferiu interessante palestra sobre as oportunidades de negócios que os jogos, programados para acontecerem no Brasil a partir de 2013, irão trazer. Em 2013, será a Copa das Confederações; em 2014, a Copa de Futebol; e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Segundo o diretor Baques, da Estrada Real, é urgente que Três Corações se prepare para receber os turistas que virão para o Brasil. “A terra do Rei Pelé tem uma chamada muito forte e, certamente, irá receber muita gente interessada em conhecer onde nasceu a maior expressão que o futebol já viu e, reconhecidamente, um cidadão do mundo”, enfatizou durante sua fala. Baques Sanna disse que cálculos da FIFA estimam entre 600 mil e um milhão de turistas no Brasil, durante a Copa de Futebol de 2014, e quase três milhões de brasileiros em trânsito durante os jogos.

Ficou impressionado com o interesse demonstrado pelo público durante a palestra e a interação, após a apresentação, quando várias pessoas se manifestaram querendo detalhes e mais informações.

A palestra foi aberta pelo Presidente da Câmara, Altair Nogueira, que agradeceu a presença expressiva de pessoas interessadas no tema, elogiou o vereador Dr Cláudio pela iniciativa da realização da palestra e ressaltou que este é o momento de unirmos forças - o poder público e a iniciativa privada -, para aproveitarmos as oportunidades que esses eventos esportivos nos trazem.

Muitos talvez ainda não acordaram para a importância da indicação de Três Corações como roteiro turístico durante a Copa. Precisamos preparar o tricordiano com o aprendizado de línguas, como o inglês e o espanhol, no mínimo, regras de um bom atendimento, cortesia e, principalmente, a valorização de nossos produtos, como o artesanato, nossa gastronomia (salgados, quitandas, doces etc) e vestuário. A hora é de discutirmos projetos e ideias para sabermos aproveitar a ocasião.


Da palestra ficou o excelente contato com a figura do diretor da Estrada Real, que se prontificou a nos ajudar no que for necessário e trazer cursos para especializar nossa mão de obra. O IER tem parcerias com a SETUR-MG, SECOPA-MG, o SESI e o SENAI-MG, o Sistema Fecomércio (SESC, SENAC-MG) o SEBRAE-MG, UNINCOR, Associação Comercial e Empresarial de Três Corações e o trade turístico de MG, entre outros.

O palestrante salientou que os jogos irão beneficiar não somente a cidade de Três Corações, mas também todos os municípios próximos, incentivando o comércio, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego em toda a região. Chamou a atenção ainda para as possíveis linhas de crédito abertas para o incentivo da rede hoteleira, bares e restaurantes. Bola pra frente.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Três Corações roteiro turístico da Copa do Mundo de 2014

           Promovendo palestra, a Câmara Municipal toma a iniciativa da discussão de tão importante conquista


A feliz idéia vem dar uma verdadeira chacoalhada nos Tricordianos que ainda não acordaram para a importância da indicação de Três Corações como roteiro turístico durante a Copa. A indicação acabará não sendo somente para a Copa de Futebol de 2014, pois, ainda teremos a Copa das Confederações em 2013 e os Jogos Olímpicos em 2016. A previsão da vinda de turistas para o Brasil durante os jogos da Copa gira em torno de 600 mil estrangeiros além de quase três milhões de brasileiros que deverão circular pelo País. É um número considerável de pessoas e a terra do Rei Pelé certamente irá atrair muitos visitantes. Portanto, é hora de discutirmos projetos e idéias para sabermos aproveitar a ocasião.
Os desafios são grandes e está passando da hora de tomarmos decisões com relação ao assunto, temos que capacitar taxistas, recepcionistas, guias, melhoria e aumento dos leitos de hotel, bares, restaurantes e mapeamento de pontos turísticos de interesse de quem vai nos visitar.  A Câmara Municipal teve uma atitude acertada ao trazer uma pessoa tão competente para falar sobre o tema, trata se do prof. Baques Sanna diretor do Instituto Estrada Real .
O fato irá beneficiar não somente a cidade de Três Corações, mas também todos os municípios próximos, incentivando o comércio, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego em toda a região.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“Vamos discutir ideias e projetos, juntos”

             Acompanhamos com preocupação os rumos da política Tricordiana quando se trata das próximas eleições e dos futuros candidatos a cargos eletivos. Ninguém gosta de saber que sua cidade poderá ter um grande número de candidatos, simplesmente pela falta de discussão madura e séria, ficando exemplos de falta de humildade, visão política e de pensamentos exclusivos para o desenvolvimento de nossa terra.
            A cidade de Três Corações atravessa uma fase de equilíbrio administrativo, recuperação de sua credibilidade como pólo regional e tem que caminhar adiante, não podendo pensar em interromper este ciclo. A responsabilidade do futuro prefeito será muita grande.
            Estamos em um tempo de nova postura na política, a geração mais nova pede isto. Recentes pesquisas indicaram que mais de sessenta por cento dos entrevistados esperam ver, na sede da prefeitura, alguém que por lá ainda não passou. Não vivemos mais tempos de posições individualistas e descompromissadas com o desenvolvimento da cidade e de seu povo. Existem muitos desafios pela frente e quem assumir a responsabilidade tem que ter um total apoio para governar. A recente indicação de Três Corações como opção turística para a copa de 2014 só nos traz responsabilidades e é preciso entender isto.
            Preocupados com o futuro e com o exemplo das últimas eleições, um grupo de cidadãos se reuniu em um bloco, formado até agora pelos partidos PPS, PT, PR, PTC, PSDC, PSOL, PSL e PRB e está discutindo questões municipais, procurando consenso na escolha dos próximos candidatos para eleição deste ano. A idéia é discutir assuntos relevantes para o futuro de Três Corações, pensando na cidade com o compromisso de um bloco político e não individualmente. Temos que projetar Três Corações no cenário político e recuperarmos nossa real condição de pólo regional.
Estamos fazendo nossa parte e isso significa fazer “Política Moderna”, que se traduz em compromisso, transparência e atitude coletiva.