segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“Vamos discutir ideias e projetos, juntos”

             Acompanhamos com preocupação os rumos da política Tricordiana quando se trata das próximas eleições e dos futuros candidatos a cargos eletivos. Ninguém gosta de saber que sua cidade poderá ter um grande número de candidatos, simplesmente pela falta de discussão madura e séria, ficando exemplos de falta de humildade, visão política e de pensamentos exclusivos para o desenvolvimento de nossa terra.
            A cidade de Três Corações atravessa uma fase de equilíbrio administrativo, recuperação de sua credibilidade como pólo regional e tem que caminhar adiante, não podendo pensar em interromper este ciclo. A responsabilidade do futuro prefeito será muita grande.
            Estamos em um tempo de nova postura na política, a geração mais nova pede isto. Recentes pesquisas indicaram que mais de sessenta por cento dos entrevistados esperam ver, na sede da prefeitura, alguém que por lá ainda não passou. Não vivemos mais tempos de posições individualistas e descompromissadas com o desenvolvimento da cidade e de seu povo. Existem muitos desafios pela frente e quem assumir a responsabilidade tem que ter um total apoio para governar. A recente indicação de Três Corações como opção turística para a copa de 2014 só nos traz responsabilidades e é preciso entender isto.
            Preocupados com o futuro e com o exemplo das últimas eleições, um grupo de cidadãos se reuniu em um bloco, formado até agora pelos partidos PPS, PT, PR, PTC, PSDC, PSOL, PSL e PRB e está discutindo questões municipais, procurando consenso na escolha dos próximos candidatos para eleição deste ano. A idéia é discutir assuntos relevantes para o futuro de Três Corações, pensando na cidade com o compromisso de um bloco político e não individualmente. Temos que projetar Três Corações no cenário político e recuperarmos nossa real condição de pólo regional.
Estamos fazendo nossa parte e isso significa fazer “Política Moderna”, que se traduz em compromisso, transparência e atitude coletiva.

13 comentários:

  1. Olá Dr. Cláudio, tudo bem?

    Parabéns pela iniciativa, eu gostaria de saber mais sobre o assunto. Ao falar em coalizão política o senhor menciona alguns partidos. A adesão deles a um projeto comum difere das demais coligações partidárias que vemos pelo Brasil em quais aspectos?

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brito pelo comentário, aliás muito pertinente. O que temos feito durante estes encontros é discutir assuntos de interesse coletivo, estamos tentando aparar arestas, diminuir diferenças,e enfim promover uma discussão séria que resulte em um bloco forte com chances reais de disputar as eleições de 2012 .Mas não é fácil fazer isto com tantas pessoas e partidos com diversas opiniões e ideologias conflitantes. Estamos caminhando, engatinhando, mas para frente. Em hipótese alguma tratamos de temas como : “ É dando que se recebe”, “Toma lá da cá”, loteamento de secretarias, ou melhor, colocando as chaves de tal pasta em mãos de determinado partido, nada disso. Estamos sim , dialogando sobre soluções, pois o que vemos todos os dias são pessoas fazendo diagnósticos de problemas tais como: buraco na minha rua, falta de vaga na creche para meu filho, salário defasado , etc ,etc , isso é muito fácil. A questão , e você sabe disso ,é apontar de onde vão sair os recursos para realização de todos os anseios da comunidade, o ponto que debatemos com veemência é a desprefeiturização, ou seja, a tão sonhada PPP que tirará dos ombros das prefeituras um pouco de seu ônus. E por falar em soluções, gostaria de te convidar para uma palestra com o prof. Baques Sanna , diretor geral do Instituto Estrada Real ,que acontecerá na Câmara Municipal de Três Corações dia 10 ( sexta feira próxima) às 20 h , sobre o tema:” Como o Sul de Minas deve se preparar para os mega eventos esportivos 2013- 2016 “. Finalmente , gostaria de registrar a minha admiração pelos seus textos e cumprimentar pelo forma com que escreve.Espero que tenha respondido claramente seu questionamento, se não, farei pessoalmente em alguma oportunidade breve. Forte abraço, Cláudio.

      Excluir
  2. Espero sinceramente que isso seja para o real benefício de nossa Três Corações, porque AFFFF achoque estamos cheios de estratégias políticas que não dão em nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rosana, obrigado. Entendo sua inquietação, e por isso estamos tratando essa nova postura política de uma forma muito cautelosa. É preciso uma mudança de rumos na atual política tricordiana.Não podemos admitir mais de 10 candidatos a prefeito sem nenhuma condição. Todos nós temos obrigação de fazer algo que possa mudar este panorama.É preciso ter esperança! Talvez Martin Luther King explique: "É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
      Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver."
      Forte abraço, Cláudio.

      Excluir
  3. Olá Cláudio, como vai, tudo bem?

    Agradeço a resposta e as palavras de consideração.

    Seu post respondeu a minha pergunta, mas não sanou minhas dúvidas,o que não é um problema da sua resposta, claro. Vou me explicar.

    Realmente me preocupa o mascaramento das velhas (e onerosas para a sociedade)práticas de loteamento de cargos e trocas escusas em acordos políticos-financeiros.

    Quando se fala em "de onde vão sair os recursos para realização de todos os anseios da comunidade", como o senhor menciona, seja através da iniciativa privada(PPP)ou da esfera pública a tradição é haver um jogo de interesses(empresarial ou eleitoral)se sobrepondo aos "anseios da comunidade".

    Por isso, penso que a "desprefeituralização", por si, não assegura o fim das práticas de "toma-lá-dá-cá".

    Por exemplo, certa vez escrevi sobre uma suspeita a respeito do prédio onde hoje funciona o SINE, em Três Corações. Obtive informações de que aquele terreno foi leiloado pela prefeitura. Um empresário local o comprou, construiu o prédio e o alugou para...a prefeitura.

    Um negócio dessa natureza me parece uma "PPP" macabra. Mas o fato é que nunca consegui interlocução a esse respeito na esfera pública, meus artigos, embora elogiados, não são considerados ou respondidos, infelizmente.

    Penso que o que o senhor chama de "desprefeiturização" representará uma mudança efetiva se tiver mecanismos que ataquem a velha tradição das relações políticas. Acompanharei de perto o amadurecimento da coalização para as próximas eleições, atento ao desenvolvimento das propostas.

    Infelizmente não pude comparecer à reunião sobre a questão da Copa, pois trabalho em outra cidade, mas fiquei feliz pelo convite!

    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por favor, então não deixe de ir na próxima palestra que será dia 16 de março com o ex ministro Nilmário Miranda, sobre a evolução dos Direitos Humanos na última década, as 19:30 h na Câmara Municipal.Já que vc disse "acompanharei de perto o amadurecimento da coalizão para as próximas eleições, atento ao desenvolvimento das propostas", tenho certeza que sua participação vai contribuir tanto para discutirmos Direitos Humanos com uma pessoa que entende do assunto , como para estreitar nossos laços de parceria e amizade a fim de debartermos juntos algumas questões que ainda o afligem quanto a nova não, mas a verdadeira forma de fazer Política! Forte abço.

      Excluir
  4. Bom dia!
    Dr Claudio, não sou nascido aqui em TC, mas moro aqui há 10 anos, sou um eleitor que gosta de discutir politica sim, gosto de opinar, e saber a quantas andas nossa cidade. Não fui seu eleitor para vereador, mas votei em você para Deputado, e sou daqueles que vota em cadidato acreditando em planos de governo, infelizmente em promessas de campanhas, até porquê não poderia ser diferente, e como podemos ver, promessas que nunca se cumprem.
    Para a próxima eleição, devemos ter muitos pré-candidatos, mas em uma cidada que não temos um segundo turno, é inviável termos tantos candidatos como vimos na última eleição. Espero que seja nosso candidato, pois acredito em potencial politico e também em sua indôle, o que precisamos na nossa cidade são pessoas sérias, com comprometimento em fazer algo pelo povo. Que tal colocar um serviço de ouvidoria intinerante na cidade, colhendo reeivindições pelos bairros? A Secretaria de obra ter mais bom senso em fazer algumas obras necessárias a cidade, mas no período noturno, pois o transito da cidade já está caótico e com obras em horário de pico é inviavel. Será que temos necessidade de tantos secretários? ou será só cabides de empregos ou conchavos politicos? Porquê nossos governantes não divulgam suas contas e gastos? porque não temos uma divulgação maior de projetos de leis? quantos projetos foram elaborados por cada vereador? quem é o mais e menos atuante? Na área de transporte coletivo, quantos pontos de onibus, estão sem cobertura? ´Porque não coloca-se em todos as paradas e vende-se espaço para propaganda para o comércio? Porque só temos uma empresa de onibus aqui na cidade? assim fica claro o monopólio e a cobrança abusiva da passagem, veja o valor cobrado e o serviço prestado e compare com outras cidades, principalmente em grandes centros. Cadê nossa coletiva seletiva? Na época atual, não podemos nos dar o luxo de vivermos sem este trabalho, e quanto será o tempo de vida útil de nosso aterro sanitário? e nossa compostagem? essas são algumas dúvidas minhas, tenho tantas outras tantas, mas escrever aqui seria escrever um artigo, espero poder ajudar a reconstruir a cidade com sugestões e questionamento, pois acho que em 4 anos de gestão, o que nossos governantes municipais mostraram foi muito pouco, devido ao estado em que a cidade se encontra. Um forte abraço e espero vê-lo eleito nesta próxima eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sílvio, obrigado pelas sugestões. É assim que se faz política séria e moderna o cidadão tem que participar, seja com ideias, sugestões, enfim mostrar a cara! Não com denuncismo vazio , ofensas verbais , morais, chega de embates políticos! O Projeto Ficha Limpa, é uma atitude política madura, veio de uma iniciativa da comunidade ,junto com OAB e CNBB, é exemplo da força popular e tenho certeza vai ser uma ferramenta importante para moralização da Política Nacional. Temos realizados eventos na Câmara Municipal com o intuito de levar o debate de vários temas de interesse local e regional para a sociedade . Tivemos uma palestra sobre "Como o Sul de Minas pode aproveitar os mega eventos esportivos 2013-2016", teremos dia 16 de março às 19:30 h ,o ex ministro Nilmário Miranda falando sobre a evolução dos direitos humanos na última década, e vc já se sinta convidado , é importante a participação de todos. É com o debate sadio que vamos crescer com desenvolvimento, crescer, mas com responsabilidade social e de forma sustentável! Forte abço.

      Excluir
    2. Olá Dr. Cláudio, tudo bem?

      Aproveitando que a discussão tomou fôlego, o que é sempre importante, gostaria que o senhor comentasse sobre o aumento que os vereadores tricordianos aprovaram para 2013 (mais de 30%). O senhor votou à favor ou contra o aumento, e porque?

      Algum vereador votou contra ou foi uma decisão unânime?

      Essa pauta, muito polêmica, não foi para o site de transparência da câmara, porque? Qual o critério de seleção de pautas que são direcionadas para a população discutir?

      Abraço fraterno,

      Excluir
    3. Brito , nessa votação estava no Congresso Brasileiro de Urologia em Florianópolis. A minha opinião é que todos as pessoas devem receber dignamente, desde o mais simples trabalhador até o mais graduado como voçê, que é, se não me engano professor universitário, pós graduado... da UNIS de Varginha??? A grande questão é, se o que se produz no trabalho justifica o salário? É isso que nós cidadãos temos que discutir, debater, e o resultado tem que ser ratificado nas urnas. Quem se destacar, trabalhar mais, automaticamente será escolhido pelo povo.
      Com relação ao Portal da Transparência ,lei esta que criei em 2009, infelizmente e apesar das cobranças , não está funcionando como deveria. Aproveitando de sua perspicácia e inteligência gostaria que me ajudasse nessa tarefa, mobilize pessoas, fiscalize, cobre , porque essa é nossa verdadeira função como cidadãos e como agentes políticos (diga-se, de passagem :2009-2012).Apesar de vc trabalhar em Varginha (não sei se mora lá?),ter nascido em SP, tenho absoluta certeza que seu coração é Tricordiano! Obrigado mais uma vez e espero vê lo em breve, talvez mais tarde, para debatermos pessoalmente de uma forma saudável e que tenho certeza contribuirá muito para o meu crescimento pessoal e como agente público. Forte abço e até mais!

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Dr Claúdio, infelizmente o portal de transparência não funciona, mas o senhor não acha muito propício para os nossos políticos que desta forma ninguém será cobrado? e em relação a ao transporte coletivo, quais os projetos para este serviço? na área da sáude que podemos esperar em uma proposta sua de governo? na área de educação? o que poderia ser feito para ajudar nossa UNINCOR? para habitação? como será esta aliança política que esta sendo cogitada, já que as ideologias são diferentes para cada partido? e como será a escolha para candidato, visto que pela quantidade de candidatos que tivemos no passado e cogita-se termos nesta próxima eleição, muitos querem sair candidato mais pela satisfação de ego e bem estar próprio. Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sílvio! Realmente o Portal tem falhas, mas é preciso participação popular para ajudar a reverte las e fazer as correções necessárias. Qualquer cidadão pode pedir através da ouvidoria da Câmara ou Prefeitura maiores esclarecimentos sobre qualquer questão, ou mesmo vc pode me encaminhar formalmente, através de e mail ( claudio17pereira@hotmail.com) ou correspondência, que prontamente tomarei as medidas cabíveis e pode ter certeza não ficará sem resposta.
      Eu sou um pré candidato a prefeito, não posso falar em Plano de Governo porque a legislação eleitoral não permite, mas vou apresentar algumas ideias ou sugestoes que temos ouvido das pessoas e que estamos analisando as suas viabilidades.
      Primeiro, com relação ao transporte coletivo, me parece que existe incoerência entre o preço praticado e o serviço oferecido, a pesquisa de satisfação do usuário apresentada pela empresa não é o que se ouve e se vê nas ruas. Será que socialmente falando a empresa de transportes cumpre seu papel junto a comunidade de forma efetiva ou parcialmente ( finge que ajuda)? Será que uma concorrente resolveria o problema ou quebraria as duas?
      Saúde: tornar a equipe de PSF multidisciplinar além da equipe atual com médico , enfermeira , dentista ,técnico de enfermagem, agente comunitário e recepcionista ,acrescentaríamos psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, isso em todas as unidades, descentralização da fármacia com medicamentos em todos os PSFs ( não somente na Policlínica diminuindo a fila e dando conforto aos pacientes que consultam e passem a adquirir as medicações na hora,perto de casa...), inclusive no Pronto Atendimento do Hospital São Sebastião 24 h, mutirões de cirurgias : hérnia, catarata, vesícula, cirurgia bariátrica ( obesidade mórbida), controle de natalidade com vasectomias e laqueaduras de trompas ( ligadura)para as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, gratuitas em parceria com médicos , hospitais e o SUS; construção de mais unidades de PSFs ( Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Monte Alegre); formação de um bloco de apoio micro regional para transformação do Complexo Hospitalar da Colônia Santa Fé em Hospital Regional; capacitar , melhorar condições de trabalho, e remunerar adequadamente todos as pessoas envolvidas na área da saúde e consequentemente atração de praticamente todas as especialidades médicas para atendimento nos Postos e Policlínica, criar um sistema informatizado de marcação de consultas para acabar definitivamente com as filas de madrugada , inclusive no Hospital São Sebastião , por exemplo se a pessoa chega para consultar e o MÉDICO verifica que é caso ambulatorial , ou seja de postinho, o paciente seria encaminhado para recepcionista que entraria no sistema da prefeitura e marcaria a consulta no posto de saúde ou PSF mais próximo da sua casa), com relação a exames parceria com a UNINCOR no curso de Farmácia para aumentar capacidade de realização de exames menos complexos, criação do Consórcio Inter Municipal de Saúde do Vale do Rio Verde (abrangeria 10 municípios da nossa micro região e desvincularíamos do Consórcio liderado por Varginha) assim nós negociaríamos os preços de Ressonância, Tomografia e outros exames mais complexos com força de líder de um grupo de municípios. Enfim tem muito mais para saúde, mas ficaria aqui só falando disso e preciso abordar outros temas de nosso interesse.
      continua na próxima resposta...

      Excluir
  6. Continuando...
    UNINCOR: para quem é funcionário da prefeitura e recebe bolsa de estudos se preferisse fazer um Curso na nossa Universidade teria maior porcentagem de bolsa ,utilizar os alunos como estagiários no município com remuneração compatível,atuar junto ao governo e a nossa Secretária Estadual de Educação ( quando falo nossa é porque é tricordiana de fato com residência aqui)para viabilizarmos financiamentos subsidiados ou parceiros dispostos a investir na universidade mantendo sempre o controle financeiro, adiminstrativo , reitoria .... em TRÊS CORAÇÕES.
    Habitação: a questão primordial e socorrer as pessoas mais carentes, que vivem em situações precárias e que vivem sob ameaça de desabamento e enchentes ( mais especificamente cinturão verde e brejinho), segundo é avaliar exatamente o déficit habitacional tricordiano, quantas casas precisamos? o GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA está disponibilizando recursos de sobra para construção de moradias, portanto quanto a habitação não vejo maiores problemas é só aliarmos às pessoas certas no Governo Federal. O que eu acho problemático é construir tipo 1000 casas em um lugar só, porque ficaríamos sujeitos a criar outra CIDADE DE DEUS, primeiro temos que planejar quantos postos de saúde , quantas áreas de lazer ,segurança ,escolas , precisaríamos para dar qualidade de vida a essas pessoas e não somente um teto para morar.
    Educação: temos como já disse, a Secretária de Estado do nosso lado ( do município quer dizer), então precisamos investir em Escolas de Período Integral, o x da questão é como arrumarmos recursos para fazer tais escolas, na minha modesta opinião com esse tanto de loteamentos surgindo na cidade carecemos de pelo menos mais 5 escolas e creches com esse formato: na região no bairro Nossa Senhora de Fátima ; na região do Brejinho , Pq Jussara, São Gerônimo; na região do Pq Bandeirantes e adjacências ; ampliação talvez da Escola Maria Laura - Jd Paraíso, Vila Rezende ; na região do Santo Afonso e Vila Fernão Dias; e outra escola e creche nas imediaçoes do Cinturão Verde.
    Para finalizar estamos em conversas bastante adiantadas com esse grupo de partidos acima , uma conversa evoluída , moderna e não vamos admitir conluios políticos envolvendo troca por cargos ,benefícios ou qualquer outra coisa excusa, o que esse bloco quer é somente promover uma política séria que promova crescimento com desenvolvimento e que incessantemente busque a justiça social para nosso povo. O Prefeito e Vice serão escolhidos por pesquisa , e quanto a isso já amadurecemos o suficiente. O primeiro e segundo lugares serão os escolhidos e serão apoiados pelo demais.
    Espero ter respondido em parte suas questões, mas lembro novamente não é Plano de Governo, são pesquisas , ideias coletadas do grupo e de pessoas formadoras de opinião e que a meu ver refletem um pouco do que as pessoas estão precisando , é um longo caminho até chegarmos ao ponto ideal ... vamos seguindo em frente... TRÊS CORAÇÕES 10 CANDIDATOS JAMAIS! Forte abço.

    ResponderExcluir