A cena é incomum: um hospital público com equipamentos modernos, com leitos vazios, sem pacientes para atender e nos corredores, em vez de reclamar, os poucos pacientes internados só fazem elogios. Isto acontece na cidade de São João Batista do Glória, cidade próxima a Passos, aqui no sul de Minas. A cidade de sete mil habitantes ficou em primeiro lugar no Estado, no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), divulgado pelo Ministério da Saúde no início do mês.
Os bons resultados têm origem nos investimentos do executivo. A constituição exige que os municípios destinem 15% de seu orçamento para investimento na saúde, mas na cidade de São João Batista do Glória o percentual de investimento é de 29%. Segundo a secretária de Saúde, Maria das Dores Reis, "o diferencial está na parte financeira e com a taxa de ocupação baixa. O interessante seria receber pacientes de outras cidades". A Prefeitura está tentando viabilizar convênios com cidades próximas, para que levem seus moradores a fim de que sejam tratados ali.
Quem mora na cidade tem acesso garantido aos serviços de saúde, seja na área urbana ou rural. Em média, cem consultas são feitas por dia. Tem obstetra, urologista, ginecologistas, psiquiatra, entre outros especialistas. Nos 24 itens avaliados pelo Ministério da Saúde, a cidade conseguiu nota dez em sete.
Legal! Mas fica uma pergunta: será que alguém, algum dia, vai conseguir dar um padrão mais ou menos de saúde desse exemplo de cidade em Três Corações?
ResponderExcluirÉ possível sim Ronan, basta priorizar e gerir os recursos na saúde de forma adequada. Não adianta investir mais, porém mal. Obrigado por seu comentário. Forte abraço!
Excluir